![]() |
Símbolo Hacker, não permitido aos que não seguem a Ética Hacker |
Hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Software Distribution) e o GNU/Linux. A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.
Além desse ainda existem os Phreaker é o nome dado as pessoas ou Hackers de Telefonia (Phone+Freak ou Phreak). Hoje com a propagação da Telefonia Celular os Phreakers vieram a tona, seja clonando celulares ou realizando escuta telefônica via frequência. Com a antiga opção das operadoras venderem os aparelhos celulares bloqueados para funcionarem apenas para uma determinada empresa, os Phreaks se uniram e resolveram desbloquea-los em prol da liberdade, ou seja devemos a eles a evolução na telefonia com relação a liberdade.
Tendo ainda os Cyberpunk: Termo utilizado por Willian Gibson, em seu romance Neuromancer, para designar os vândalos de páginas ou sistemas informatizados, ou seja, aqueles que destroem o trabalho alheio sem auferir lucro com o ato em si ou realizam tais artimanhas por vanglória própria. São conhecidos também por "pixadores virtuais".
Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.
Muitos hackers são contratados por sites para que descubram vulnerabilidades que crackers poderão utilizar para invadir esses sites. Nesse caso, o hacker está realizando uma boa ação, pois está ajudando o site a se tornar mais seguro.
Muitos crackers se tornam hackers após serem pegos e punidos. Ir para o “lado claro da força” na maioria das vezes, é mais compensador.
Mas o que os crackers ganham ao invadir sites e prejudicar a vida de muita gente?
Os crackers ganham poder, fama e dinheiro. Ao roubar contas bancárias, números de cartão de crédito, informações confidenciais, projetos secretos, projetos de produtos que serão lançados no mercado, dados pessoais e outras informações valiosas, o cracker assume o poder e começa a subornar as vítimas, pedindo dinheiro em troca dessas valiosas informações roubadas.
Se quiser saber mais sobre o assunto os artigos sobre o assunto na Wikipédia são muito bons.
Tipos de Hacker
▬ White Hat ▬ Indica um hacker interessado em segurança. Utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção. A atitude típica de um white hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contato com os responsáveis pelo sistema e informar sobre o erro, para que medidas sejam tomadas. Um white hat pode ser comparado a um policial ou vigilante, buscando as falhas para corrigi-las. Digamos que esse são os que conseguem emprego nessa área.
▬ Gray Hat ▬ Tem as habilidades e intenções de um hacker de chapéu branco na maioria dos casos, mas por vezes utiliza seu conhecimento para propósitos menos nobres. Um hacker de chapéu cinza pode ser descrito como um hacker de chapéu branco que às vezes veste um chapéu preto para cumprir sua própria agenda. Hackers de chapéu cinza tipicamente se enquadram em outro tipo de ética, que diz ser aceitável penetrar em sistemas desde que o hacker não cometa roubo, vandalismo ou infrinja a confidencialidade. Alguns argumentam, no entanto, que o ato de penetrar em um sistema por si só já é anti-ético. Eles invadem pra dizer eu posso, eu consigo, simplismente por fama.
▬ Black Hat ▬ Indica um hacker criminoso ou malicioso, comparável a um terrorista. Em geral são de perfil abusivo ou rebelde, muito bem descritos pelo termo "hacker do lado negro" (uma analogia à série de filmes Star Wars). Geralmente especializados em invasões maliciosas e silenciosas, são os hackers que não possuem ética.
▬ Noob/Newbie ▬ Indica uma pessoa aprendiz na área, ainda sem muita habilidade, porém possui uma sede de conhecimento notável. Pergunta muito, mas freqüentemente é ignorado ou ridicularizado por outros novatos que já saibam mais do que ele (ao contrario dos lammers que são ridicularizados por todos). Hackers experientes normalmente não ridicularizam os novatos, por respeito ao desejo de aprender - no entanto, podem ignorá-los por falta de tempo ou paciência.
▬ Lamer ▬ Indica uma pessoa que acredita que é um hacker (decifrador), demonstra grande arrogância, no entanto sabe pouco ou muito pouco e é geralmente malicioso. Utilizam ferramentas criadas por Crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder, na intenção de competir por reputação, no entanto são extremamente inconvenientes para convívio social, mesmo com outros hackers. Algumas pessoas acreditam que essa é uma fase natural do aprendizado, principalmente quando o conhecimento vem antes da maturidade.
Indico ainda o artigo na wikipédia sobre a ética Hacker contendo seus princípios. AQUI
FONTES:
►Wikipédia - Hacker
►Wikipédia - Cracker
►Wikipédia - Phreaker
►Infoescola
►Básico Hacker
Nenhum comentário:
Postar um comentário