![]() |
Dougla Noël Adams (Cambridge, 11 de Março de 1952 - Santa Bárbara, 11 de Maio de 2011) |
RESUMEX:
Inglês, escritor do guia do mochileiro das galáxias, criou esquetes para o programa de humor Monty Python's Flying Circus. Ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros "apetrechos tecnológicos". Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Possui de certo modo uma data comemorativa em sua homenagem, 25 de Maio, o Dia da Toalha.
VIDA:
Nasceu em Cambridge, Inglaterra, filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955. Em 1957, seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. O contato com os animais intensificou a febre dos fenos a e asma do jovem. Christopher Adams casou-se novamente em julho de 1960 com Mary Judith. Deste casamento, Douglas teve uma meia-irmã, Heather. Janet casou-se novamente em 1964 com a veterinário Ron Thrift com quem teve mais dois filhos: Jane e James Thrift.
Escritor e comediante britânico, criou esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, além da série de rádio, jogos e livros "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy". Ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros "apetrechos tecnológicos". Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Adams faleceu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.
![]() |
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias) |
OBRA:
Começou como série radiofônica transmitida no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi modificada e amplificada numa Saga de romances em cinco partes.
Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.
A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:
1-The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
2-The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
3-Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
4-So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
5-Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)
Em 2005 foi lançado um filme baseado no primeiro livro, que teve Douglas Adams como uma espécie de "produtor honorário", pois ele ajudou no filme mas morreu antes que o mesmo fosse finalizado.
Também se debate se seu último livro, não terminado, The Salmon Of Doubt seria parte dessa série, formando assim uma Saga de seis livros.
E TUDO MAIS:
![]() |
Dia da Toalha |
O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de Maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles (Eu participo XD). Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.
O Dia da Toalha é comemorado em diversos países, e na internet é possível encontrar sites com fotos dos fãs que comemoraram a data.
![]() |
Nerdcast |
Neste podcast: Conheça um mestre do sarcasmo e da ironia, entenda por que a pergunta é mais importante que a resposta, aprecie o fim da existência em um jantar, descubra a mensagem final de Deus sobre o universo e jamais… JAMAIS esqueça sua toalha!
►Frases Marcantes, ou não!
1-"Sabe-se que há um número infinito de mundos, simplesmente porque há uma quantidade de espaço infinita para que estejam dentro. Entretanto, muitos deles não são habitados. Conseqüentemente, deve haver um número finito de mundos habitados. Todo número finito dividido pela infinidade é tão próximo a nada; como não existe probabilidade de criação, assim, a população média de todos os planetas no universo pode ser dita como zero. Disto segue que a população do universo é também zero, e que alguns povos que você puder encontrar de tempos em tempos são meramente o produto da sua imaginação."
- It is known that there are an infinite number of worlds, simply because there is an infinite amount of space for them to be in. However, not every one of them is inhabited. Therefore, there must be a finite... Any finite number divided by infinity is as near to nothing as makes no odds, so the average population of all the planets in the Universe can be said to be zero. From this it follows that the population of the whole Universe is also zero, and that any people you may meet from time to time are merely products of a deranged imagination
- O Restaurante no Fim do Universo
2-"Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."
- There is a theory which states that if anybody ever discovers exactly what the Universe is for and why it is here, it will instantly disappear and be replaced by something even more bizarre and inexplicable. There is another theory which states that this has already happened.
- O Guia do Mochileiro das Galáxias
Vá no google e coloque "qual a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais" e ele responde, é sério, olhe e veja!
Caramba!!!! Douglas Adams é muito fera!!!!!
ResponderExcluirEle é o único cara que consegue fazer agente rir com coisa sérias como a ciência, ou não.