quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ctrl+Alt+Del



David Bradley
David Bradley


A combinação de teclas Ctrl+Alt+Del foi criada por David Bradley, em 1980. Ele foi um dos 12 funcionários envolvidos na criação do PC da IBM. Na época, os engenheiros perceberam a necessidade de desenvolver uma maneira simples de reiniciar um computador quando ele travasse. E Bradley então escreveu o código. "Não imaginei que me tornaria um ícone cultural. Fiz muito mais coisas que o Ctrl+Alt+Delete, mas fiquei famoso por causa dele.", disse Bradley.

A única opção que os engenheiros tinham para continuar o trabalho era desligar o computador e ligá-lo de novo. Demorava no mínimo um minuto por causa do recurso Power On Self Test (POST) embutido. Atualmente, todos os computadores com Windows fazem um POST quando reiniciam. Está embutido em cada seqüência de ROM.

Naquela época, porém, era preciso reiniciar com muita freqüência. "Dependendo do trabalho, podia ser uma vez por dia, por hora ou de cinco em cinco minutos", diz Bradley.

Então ele pensou na combinação de teclas Ctrl+Alt+Del – três teclas distantes o suficiente para ser impossível alguém pressioná-las simultaneamente sem querer. “Se você pressionasse estas teclas, ao invés de levar um minuto para iniciar o PC de novo, seria muito mais rápido – o equivalente a desligar e ligar a máquina sem executar POST."

A combinação de teclas escapou dos laboratórios IBM e se tornou popular quando os desenvolvedores de aplicativos, nos tempos em que estes rodavam em disquetes, decidiram divulgá-la para ajudar os usuários a iniciar os aplicativos mais depressa.

Aposentado da IBM desde 2004, Bradley conquistou prêmios em engenharia e provavelmente será imortalizado como membro da equipe do IBM PC original. Mas sempre será lembrado pelo Ctrl+Alt+Del.
FONTES:

UOL - COMPUTERWORLD
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário