Laika (Лайка, "Latidora"), originalmente nomeada de Kudryavka (Кудрявка, "Encaracolada"), tornou-se o primeiro ser vivo terrestre em órbita, a bordo do Sputink 2, em 3 de novembro de 1957. Ela era também chamada de Zhuchka (Жучка, "Besourinho") e Limonchik (Лимончик, "Limão"). As mídias estadunidenses apelidaram-na de "Muttnik".
Laika uma pequena cadela meiga de pêlo branco e negro de dois anos de idade, pesa 6 quilos. È fixa por correias ao habitáculo e alimenta-se de uma ração à base de pão em pó, carne e gordura. Antes de ser selecionada teve de passar diversos testes de vôo que incluem suportar vibrações, forças G através de um exigente simulador de vôo. Um reservatório na base do seu facto recebe as suas urinas e excrementos. Diversos instrumentos medem a sua pressão arterial, ritmo cardíaco, frequência respiratória e atividades motoras.
Assim no Dia de 3 Novembro às 22 horas e 28 minutos, é lançado o novo satélite tendo a bordo a cadela Laika. Devido ao barulho ensurdecedor e às vibrações, Laica começa a uivar incessantemente (acho que ela uivou para a Lua ^^). Durante a aceleração encontra-se fixada ao chão da cabina com um ritmo cardíaco quase 3 vezes superior ao normal. Em imponderabilidade quando deixa de sentir a atração da terra, o seu ritmo cardíaco estabiliza.
Sempre se soube que Laika não deveria voltar viva à terra, pois o Sputnik II não possuía forma de o fazer. Várias versões correram desde se referir que após 7 dias uma dose de veneno seria automaticamente adicionada à sua ração diária. Outra ainda refere que morreria por asfixia ou por emissão de um gás mortal. A verdade soube-se somente em 2002.
Existiam graves problemas de regulação térmica, o satélite aqueceu em excesso devido a má separação do foguete propulsor e a inexistente proteção contra as radiações solares . Após 4 a 5 horas de vôo Laika faleceu pelo calor, sem dúvida sofrendo com o calor, com desidratação e convulsões. Contrariamente à versão oficial, o lançamento da primeira cadela no espaço foi um fracasso.
FONTES:
►Wikipédia
►Hospital Veterinário Principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário