quarta-feira, 30 de maio de 2012

De quem é a culpa?


De quem é a culpa?

É comum em uma sociedade como a brasileira se buscar em determinadas situações um único culpado e crucificá-lo. Em uma derrota do time de futebol, mau desempenho em seminários, notas baixas, chegar atrasado ao trabalho, demora no atendimento em hospitais, ônibus lotado. A culpa sempre é jogada para outro, seja um político, empresário, vizinho etc... No caso específico da educação pública temos diversos culpados em primeiro lugar vamos citar os governantes em geral, estes que precisam se firmar para uma próxima eleição, pois precisam de votos.

E como seria mais adequado adquirir votos?!

Talvez fazendo uma estrada em um município, isso traz muitos eleitores, pois não só inclui um nicho do munícipio, mas também todos que precisarem usar a via, daí a ideia de fazer uma via expressa em um local sem necessidade aparente. Entretanto a necessidade de voto se sobressai sobre a necessidade do povo. Um político que realmente invista em educação só será valorizado por crianças que não votam e meia dúzia de mães em geral solteiras. O mais usual é comprar cal e tinta preta para simplesmente colocar o nome Governo do Estado do Grão-Pará ou Prefeito Municipal de Centro do Santiago.

E aí? Isso quer dizer que a culpa é dos políticos?

De certa forma, se soubessem que o povo valorizaria uma obra na educação a classe política investiria em massa. Além da clara alegria em apanhar comum ao povo. Mas nem se pode tentar mudar um processo seletivo para algo mais próximo do justo que existe uma revolta geral. E se eleitor realmente se sentisse lesado com o Lorde Inglês do Agreste, já teria parado de votar em Sir Ney, Hosana Sir Ney, Sir Ney Filho e em aliados sem honra inglesa.

E você o que fez para mudar essa situação?

Vote em outros (dê oportunidade para caras novas), divulgue em redes sociais sua indignação (não que isso ajude com algo), não vote em Branco nem Nulo, pois fugir de uma responsabilidade faz com que os bons políticos fiquem de fora. Busque conhecer um bom político e deixe de se esconder.

Tem mais culpado?

Vamos aos professores, os mais protegidos pela opinião pública, mas agora a crítica vai direcionada a certos indivíduos em especial professores de ensino médio e superior, este são os de maior salário dentre a classe e os que menos querem trabalhar, dão aulas sem explicar, passam textos ao modo se vira para ler, e nos piores casos nunca dão aulas passam avaliações por e-mail, mais recentemente obrigam alunos a os seguirem em redes sociais para que os mesmos tenham informações privilegiadas. Aos professores faltosos peço que arranjem outro emprego e parem de atrapalhar a educação, parem de fazer seus alunos perderem um ano todo de conteúdo, muitas pessoas adorariam seu emprego, mas não conseguem. Em especial as escolas federais como o Instituto FullMetal Alchemist Brotherhood e a Universidade FullMetal Alchemist, um recadinho:

"Aqueles que ainda seguram seus nomes nas costas não são seus professores, nem seus demais servidores, mas sim seus alunos que ultrapassam barreiras sozinhos e quando conseguem vocês querem usar o nome dos mesmos para se promover ". Cansei de ver colegas meus (alunos) pedirem para enfatizar em determinado assunto para ouvirem "aqui não é cursinho pré-vestibular", se isso é verdade porque vocês divulgam sua listinha de alunos aprovados em Universidades. E sim eu vi isso, aconteceu no Instituto Brotherhood quando alguns alunos pediram uma ajuda com redação e não foi a professora que se negou, mas superiores que não permitiram. A UFMA está completamente, falo sem pena e com convicção, lotada de professores vagabundos que tal quais os alunos vagabundos deveriam se retirar para salvar a educação.

Estou defendendo os alunos?

Nenhum aluno está isento da culpa, também é enorme a quantidade de alunos que não vão as aulas, se drogam, se embebedam, fazem da instituição uma Spring Break. E ainda tem aqueles que culpam professores dedicados por sua incompetência óbvia, muitas vezes apoiados por seus pais. Alguns ainda querem defender o antigo método de seleção, aliás pelo visto não chegaremos tão cedo ao método de seleção adequado pois a quantidade de escória que entra por esse funil ainda é grande.

Sou puritano?

Muito pelo contrário quem me conhece sabe que não o sou, nem sou preso a pensamentos antiquados, sou a favor das cotas, casamento gay, adoção por gays. Sempre digo aos meus amigos para priorizarem a diversão ao invés de estudo ou trabalho, afinal a vida humana é muita curta e precisa ser aproveitada, já fui instrutor e sei o que é dar aulas de verdade, sou aluno e sei como alunos são vagabundos, sou servidor público e sei como os mesmos não querem trabalhar.

Enfim os culpados são políticos e eleitores, professores e alunos. Logo tirando a prova dos nove, fazendo a regra de três, tirando os juros simples, convertendo em hexadecimal e lançando em C++, tiramos que a culpa é minha; agora repitam a frase:
"A culpa é minha!!"

Percebam quem você acusou e tome providências urgentes contra esse meliante, se possível tranca-lo e não permitir nova fuga ao mesmo.

Um comentário:

  1. E com todos os problemas do nosso estado querido, os alunos insistem em gastar suas energias e suas preocupações com uma tal de calourada nessa sexta!! A galera falta aula, falta prova, mas calourada nao pode faltar. Por isso a culpa é nossa mesmo!

    ResponderExcluir